Saia Tutu Personalizada Com As Cores Do Brasil 

saia tutu

E hoje, é o dia em que vamos nos dedicar a uma peça encantadora: uma saia tutu verde e amarela, com muita delicadeza, perfeita para celebrar em grande estilo.

Esse modelinho de saia é lindo e nas cores do Brasil, fica ainda mais temática. As mamães e papais apaixonados por futebol amam fazer os ensaios das princesas nesse tema. E vamos combinar, fica uma graça né?  

Lembrando que a saia tutu serve não apenas para seguir nessa temática mas você pode adaptar para qualquer outro tema ou personagem. Então vamos lá aprender mais esse modelo?

Por Que Adicionar a Saia Tutu ao Seu Portfólio?

Antes de irmos à prática, quero destacar com você a importância de diversificar as opções no seu ateliê. Quando comecei, eu só fazia bodies personalizados e logo percebi que estava perdendo muitas oportunidades por não oferecer mais variedades, como tiaras e saias tutu.

logo que tive a oportunidade, já iniciei outras peças que proporcionam não só atender a pedidos de peças individuais mas também a pedidos de kits personalizados completos (que por sinal vieram o carro chefe do meu atelier)

Assim, aprimorei meu catálogo e, com isso, as encomendas começaram a crescer exponencialmente. Portanto, nunca subestime o poder de inovar e expandir sua gama de produtos!

O Charme da Saia de Tule

A saia de tule é um dos itens mais desejados pelas mamães para ensaios fotográficos ou festinhas de aniversário e até mesmo o tradicional “mesversário” que é o acompanhamento mensal dos bebês até completarem, 1 ano de idade e que geralmente são celebrados com roupinhas temáticas e muitas fotos e registros fofos.

E a saia tutu adiciona volume, graça e transforma qualquer visual em um verdadeiro espetáculo. Vamos aprender a confeccionar este modelinho amável, que pode ser adaptado para qualquer tema, usando tule e fita de cetim. E se você ainda não tem uma máquina de costura, não se preocupe! Vou mostrar uma alternativa manual que também traz resultados incríveis.

Materiais Necessários

  • Tule nas cores temáticas (no nosso caso, verde e amarelo);
  • Fita de cetim nº 9 para a saia e nº 5 para o acabamento;
  • Linha de costura nas cores do tule e da fita;
  • Elástico de 2 cm de largura;
  • Tesoura, alfinetes, agulha;
  • Cola quente (para a alternativa sem costura);
  • Feltro (para a técnica de colagem).

Passo a passo da saia tutu

Passo a Passo da Confecção

Preparação do Tule: Corte seis metros de tule. Dobre e alfinete para manter a forma. Essa será a base volumosa da nossa saia. A saia terá cerca de 15cm de comprimento então o tule será dobrado 2x nesta etapa.

Deixe a dobra intacta pois ela será o canal do cós e será por ela que vamos passar o elástico. Já na parte de baixo, no que será o barrado da saia, corte e separe as partes que estiverem dobradas. A ideia é deixar na parte de baixo (barrado) todas as camadas estejam soltas.

Costura: Faça uma costura reta com cerca de 2,5c, ao longo da dobra para criar o cós da saia. Se você não possui uma máquina, você pode fazer pequenas costuras manuais ao longo da borda. Dessa forma toda  extensão da saia tutu será costurada.

Adicionando a Fita de Cetim: Costure a fita de cetim na borda inferior do tule, na primeira camada apenas, para dar um acabamento colorido e charmoso. Para quem está sem máquina, recomendo a técnica de colagem com cola quente e feltro para um acabamento perfeito e duradouro.

Neste tipo de acabamento, você pode cortar tiras de feltro de cerca de 1cm e fazer uma espécie de sanduíche: coloque a fita, o tule e venha com o feltro colando-o com cola quente. Essa técnica vai garantir que o tule se fixe tanto no feltro como na fita.

Montagem: Feche a saia, costurando as extremidades do tule, deixando espaço para o elástico. Passe o elástico pelo cós, ajuste ao tamanho desejado e costure as pontas com pontos reforçados à mão ou à máquina.

Finalizando com o Laço: Faça um laço com a fita de cetim e fixe na saia com cola quente para adicionar mais charme ao look.

Você pode prender o laço até a cola secar com um bico de pato ou prendedor de roupas.

Dicas Extras

Sem Máquina de Costura? Para colar a fita sem costura, use a cola quente aplicando uma faixa de feltro sobre a cola, prensando a fita de cetim. Isso garantirá um acabamento resistente e profissional. Aqui como já citei acima, essa técnica garante um belo resultado e resistente que não vai te limitar e te impedir de iniciar caso não tenha a máquina de costura ainda.

Variações: Experimente diferentes combinações de cores e temas, adaptando a técnica para atender às necessidades de suas clientes. O céu é o limite para a criatividade!
Esse modelo base serve para qualquer tema, basta adaptar as cores e acabamentos.

Com esta saia tutu, você não só captura a alegria e o espírito vibrante do tema Brasil, mas também adiciona um produto versátil e muito procurado procurado ao seu ateliê. 

Hoje trouxe essa inspiração tão alegre e vibrante que são as cores verde e amarelo do Brasil e juntamente com o passo a passo de como fazer uma linda tiara com laço coração , ao compor um lindo kit personalizado.

Fique à vontade para reproduzir e adaptar esse modelo, lembre-se também de tirar suas dúvidas e nos contar qual foi a parte desse tutorial que mais te ajudou. Até mais Artesã e sucesso para você!

Conheça também nosso canal no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *