COMO FAZER BORDADO 3D EM PÉROLAS – Mais Fácil do Que Você Imagina!

bordado

Olá artesã, seja muito bem-vinda sou a Bruna professora de artesanato e hoje eu trouxe para vocês o passo a passo desses apliquezinhos de borboleta com bordado 3D em pérolas!

E o que que é o bordado 3D?  Bem o Bordado 3D é esse bordadinho que fica com alto relevo na nossa peça, ele preenche melhor todo o tecido então você não consegue ver o fundo do tecido aparecendo, ele fica todo preenchido com as pérolas e você pode fazer esse tipo de bordado tanto com pérolas coloridas ou de uma cor só. O aspecto é o mesmo.

Hoje vou te mostrar como fazer o bordado da forma correta e também os tamanhos de pérola que são mais indicados para cada trabalho. Já lembrando também que o molde das borboletinhas eu vou deixar logo abaixo do vídeo e como o molde é muito pequenininho, eu já vou deixar várias outras figuras no mesmo arquivo para estar aproveitando a folha de impressão, assim você pode estar imprimindo para fazer diversos apliques. A técnica de preenchimento com bordado em pérolas dos apliques é a mesma, a única coisa que vai mudar é o molde.

Lembrando também que esses apliques você pode estar aplicando tanto nos bodies personalizados como usando no acabamento da saia de tule e ainda nos acessórios de cabelo, então este é um aplique super versátil que você consegue estar criando várias peças diferentes em vários temas também. 

O passo a passo de hoje é focado no bordado de pérolas, mas se você tem interesse em aprender a fazer também a aplicação da manta de strass em volta do seu aplique e saber como que eu trabalho com o strass termocolante nas minhas peças, deixa aqui nos comentários que eu posso trazer um tutorial só falando sobre aplicação da manta de strass e ensinando a aplicar também!

Lista de Materiais:

  • Feltro da cor desejada
  • Pérolas número 3 ou 4
  • Linha da cor das pérolas 
  • Agulha
  • Tesoura



Link dos moldes: https://smallpdf.com/pt/file#s=5923ba25-ab87-4936-9803-abafeed339a9

Passo a Passo do bordado 3D em pérolas:

Aqui eu usei como tecido base o feltro. Você pode usar um outro tecido da sua preferência mas se possível use um tecido que seja mais encorpado para te dar mais firmeza na hora de bordar. Aqui usei a pérola em um tom tom rosa claro para combinar com meu aplique. Usei a pérola número 04 e você pode usar também a número 3 que é menorzinha.

 Se você quiser usar tamanhos maiores de pérolas como as de número 05 ou número 06 eu te indico mesclar com pérolas de tamanhos menores e fazer essa utilização em apliques maiores para não ficar um resultado grosseiro.

Aqui eu usei a linha na cor rosa. Recomendo inclusive que nesse tipo de trabalho, você use a linha na cor da sua pedraria ou das suas pérolas pois o acabamento fica melhor dessa forma.

Eu sempre gosto de dar um pontinho de segurança antes de começar com o bordado só para não correr o risco de nada se soltar. 

Na primeira etapa do trabalho eu vou simplesmente preencher toda essa asa da borboleta. Você pode pregar de 1 em 1 ou de 2 em 2 pérolas, até preencher totalmente o desenho da asa.

Finalizando essa primeira etapa do nosso bordado, temos um bordado simples, ou seja, eu preenchi aqui a minha asinha. Eu não cortei a linha, daqui já vou dar  início então ao 3D do nosso bordado.Nessa fase, ainda podemos ver alguns “buraquinhos” entre as pérolas onde o tecido acaba ficando visível, é normal.

Então agora nessa segunda etapa, vou vir em cima desses espacinhos e vou bordar mais pérolas. Ou seja, em cada espacinho desse entre as pérolas, eu vou bordar pérolas em cima deles. Como são espacinhos muito pequenininhos, a pérola não vai encaixar 100%  ela vai ficar um pouquinho para cima, mais alta que as outras e é justamente isso que vai dar o efeito 3D no nosso aplique!

Nessa segunda etapa, se você estiver fazendo com a pérola maior, você já começa a mesclar, colocar uma pérola maior em um espacinho, uma pérola menor em outro. Faça esse processo até que todos os espacinhos que mostram algum tecido tenham sido preenchidos.

Nessa etapa também é importante você se certificar que a sua linha esteja bem firme para que essas pérolas depois não fiquem se soltando nem moles com a linha frouxa.

Fazendo esse processo, o bordado em camadas do seu aplique vai ficar em alto relevo, ou seja, com efeito 3D e não vai aparecer nenhuma parte do tecido que usamos como base para o aplique.

Agora é só fazer um arremate simples na parte de trás da sua peça e ela já vai estar pronta!

Você pode fazer a aplicação em bodies, em sainhas de tule ou em acessórios de cabelo. 

Também pode mesclar também as técnicas dentro de uma mesma peça, usando um único tamanho de pérola ou tamanhos diferentes. 

Lembrando que para acessório você pode estar usando a cola quente para estar colando esses apliques mas para o body personalizado eu indico que você use uma cola de silicone bem boa ou a cola Pegamil pois elas tem uma aderência muito melhor nos tecidos e vão ficar bem resistentes à lavagem. Quanto à sainha de tule,  se for colocar o aplique em um laço você pode também estar usando a cola quente desde que seja uma cola quente bem boa. Outra opção é  estar colocando só um pinguinho de cola quente e dando alguns pontinhos em volta com linha e agulha, costurando para reforçar esse aplique na sua saia.

Conheça mais do meu conteúdo em https://atelierlucrativo.com/

Então é isso espero que tenha gostado do passo a passo de hoje e lembrando já deixa aqui sua dúvida nos comentários e se tem algum outro tema com uma outra dúvida ou algum outro passo a passo que você gostaria de estar aprendendo. Obrigada por chegar até aqui e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *